Blog

Como conservar os pneus do carro

26/09 Como conservar os pneus do carro

Os pneus do carro são itens que precisam estar sempre em ótimo estado de conservação. Caso contrário, apresentam risco de acidente para os ocupantes do veículo. Por isso, é fundamental saber quando chega a hora de trocar os pneus. Veja abaixo como avaliar as condições deste item e dicas para prolongar o tempo de vida.

Mantenha a calibragem correta dos pneus

Verifique a calibragem dos seus pneus pelo menos uma vez por semana. O ideal é calibrar os pneus com eles ainda frios, ou seja, tendo percorrido no máximo 1 km desde que ligou o carro. As oficinas mecânicas e os postos de gasolina costumam ter o equipamento para utilização gratuita.

A calibragem correta dos pneus garante o desgaste uniforme. A pressão que você deve colocar nos seus pneus é a indicada pelo fabricante. Essa informação costuma estar escrita no manual do veículo, na seção “pneus”. Se não possuir o manual, verifique na parte interna da porta do carro se há essa informação ou consulte um especialista. Nunca exceda a pressão indicada, pois pode acontecer rompimento da borracha em virtude da alta pressão interna.

Lembre sempre de calibrar o estepe, pois nunca sabemos quando será preciso utilizá-lo, então o melhor é que o estepe esteja sempre pronto para entrar em ação.

Atenção na hora de comprar os pneus

Compre sempre pneus com a procedência conhecida e com selo do INMETRO.  Assim, você tem a certeza que está adquirindo um item verificado e com garantia de qualidade. Lembre-se da frase “o barato sai caro” e não arrisque a sua vida por alguns trocados.

Faça rodízio dos pneus

Os quatro pneus em uso desgastam de maneira não uniforme. Isso porque um dos lados do carro pode estar mais pesado e na frente há o motor, que pesa exigindo um pouco mais dos pneus do que a parte traseira. Já se você carrega peso com frequência no porta-malas, a lógica é a inversa. Em todos os casos, realizar o rodízio a cada 5 mil km compensa a diferença no desgaste e ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Transporte somente o peso necessário

Independente do tipo de veículo que você tem (carro de passeio, frota ou caminhão), circule somente com o peso indicado pelo fabricante. Carregar mais do que isso é prejudicial não só para os pneus, mas também afeta outros componentes, como suspensão e os freios.


Ao dirigir, fique sempre atento aos sinais que o carro dá. Se ele começar a “puxar” para um dos lados, verifique se há algum dano nos pneus. Se houver, substitua a peça. Se não, o problema pode ser outro, agende já uma revisão na Betiolo mais próxima de você e rode com segurança.